Julgamento de Lula: acompanhe em tempo real
O petista é acusado de receber propina da construtora OAS pela reforma de apartamento triplex, em São Paulo.
Acontece nesta quarta-feira (24) o julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
Entre as acusações referentes à Operação Lava Jato, Lula será julgado pelo do caso do apartamento triplex, no Guarujá, litoral paulista. O petista é acusado de receber propina da construtora OAS pela reforma do apartamento. De acordo com o Ministério Público, o dinheiro veio de um caixa geral de propina, ligado a contratos da construtora com a Petrobras.
Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro em 12 de julho de 2017, a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Os advogados do ex-presidente recorreram à segunda instância no TRF-4.
O tribunal afirmou que, mesmo condenado, o ex-presidente só pode ser preso depois que todos os recursos forem julgados em Porto Alegre.
Na Paraíba, em um artigo, o advogado e pesquisador Rafael Maracajá, analisou o processo do ex-presidente no TRF-4. Para Rafael, o julgamento vai além dos crimes cometidos. "A análise que me perturba vai além do mérito de “atos indeterminados” que Moro transformou em crime. Lula já foi pintado de ladrão antes mesmo do desenho. O estigmatizado “Nine” ganhou um sobrenome, triplex", disse.