Deputado apresenta projeto que proíbe fogos de artifício com barulho
A intenção é de proteger os animais, que sofrem em períodos em que os fogos são mais utilizados
Um Projeto de Lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa quarta-feira (3), pretende acabar com o sofrimento dos animais, principalmente na época do fim de ano. Ele propõe a proibição da comercialização e utilização de fogos de artifício com barulho em todo o Estado.
De autoria do deputado estadual Fred Costa (PEN), a lei prevê multa para o estabelecimento fornecedor e para o comprador. Para o primeiro a multa aplicada poderá chegar aos R$ 32,5 mil, enquanto para o cliente R$ 16 mil.
A chegada de 2018 ficou marcada por acidentes com animais domésticos em decorrência da utilização desses fogos. No Rio de Janeiro, um cachorro morreu após ficar estressado com o barulho e em Goiânia uma cadela caiu do 4º andar de um edifício. Ela só não morreu, pois os moradores a salvaram com um lençol.
Na justificativa do PL o deputado Fred Costa alega que o barulho dos fogos pode causar pânico e levar os animas a paradas cardiorrespiratórias.
O impacto causado pelos fogos de artifício aos animais fez com que algumas cidades não os utilizassem na virada do ano. Algo que também foi adotado pelo criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.
“Comunico que suspendi em respeito aos animais domésticos e silvestres, que são muito maltratados com essa prática. O som das explosões é muito violento para suas audições. Volto com os fogos quando forem fabricados sem os estrondos”, disse na publicação.