Ricardo revela que pretende aumentar gratificação de policiais por apreensão de armas
O socialista também comentou a pesquisa que mostra que o número de homicídios no Brasil registrou.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou que pretende aumentar a gratificação para policiais por apreensão de armas. O socialista também comentou a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) no 11° anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra que o Brasil registrou 61.619 mortes violentas intencionais em 2016. Esse é o maior volume absoluto já registrada no país. As maiores taxas foram registradas em Sergipe (64 a cada 100 mil habitantes), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9).
Ricardo ponderou que a Paraíba vem diminuindo os índices de homicídios. “O estado apresentava, em 2008, 19% de aumento de homicídios em relação ao ano anterior, 22% em 2009 e em 2010 era 25% em relação a 2009”, analisou.
“O Estado estava numa escalada crescente, teve um breque em 2011 e desde 2012 só fez cair. Não adianta estar com outro discurso. Primeiro por que não dá pra achar que no Brasil ou no mundo vai haver uma varinha de condão que simplesmente diga: vai acabar os homicídios. Não é assim”, disse.
Ricardo revelou, ainda, que o estado está vivendo um nível decrescente de roubos. “Diminuiu o roubo de motocicletas, estabelecimento comercial, estabelecimentos bancários e transportes coletivos também. Ou seja, nós estamos no caminho correto. Quem me dera acelerar cada vez mais. Mas só que essa política de segurança pública não pode ser comparada a uma política de saúde ou educação. A de saúde se faltar um tomógrafo, você vai e compra e resolve o problema. Na segurança não é assim. Contra a segurança pública atentam diariamente muita gente que está tentando ganhar dinheiro por vias oblíquas, seja matando alguém, seja assaltando um caixa eletrônico”, ponderou.
“Ao estado cabe prevenir, quando possível; reprimir – e tem feito de forma, sinceramente, bastante positiva”, alertou.
As informações foram veiculadas na Rádio Arapuan FM