TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
sem riscos

Temer é operado em São Paulo

A cirurgia foi feita para diminuir o tamanho da próstata e desobstruir a uretra.

Por Redação T5 Publicado em
Temer

O presidente Michel Temer (PMDB) foi operado para raspagem da próstata na noite desta sexta-feira (27) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passa bem, segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto por volta das 23h30. Ele está internado em uma unidade semi-intensiva e não tem previsão de alta.

A cirurgia foi feita para diminuir o tamanho da próstata e desobstruir a uretra.

O comunicado diz que Temer foi internado "com um quadro de retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata" e "foi submetido à desobstrução uretral através da ressecção da próstata."

A retenção urinária, como diz o comunicado, foi causada pela hiperplasia benigna da próstata, ou seja, quando há um aumento natural da glândula (sem relação com o câncer de próstata), impedindo a passagem da urina pela uretra.

"A intervenção transcorreu sem intercorrências. O presidente se recupera numa unidade de terapia semi-intensiva", diz a nota oficial.

Temer passou por um exame de cistoscopia, no qual os médicos veem, por meio de uma microcâmera inserida pela uretra, se há coágulos ou ferimentos na bexiga do paciente.

O exame também serviu para verificar a necessidade de raspagem da próstata, o que foi feito logo em seguida, em um procedimento de quase duas horas. É comum, entre homens idosos, que a glândula tenha um aumento benigno de tamanho, mas isso pressiona a uretra e causa dificuldade para urinar.

Agenda do presidente

Apesar de ter recomendação de repouso, Temer despachou no Palácio do Planalto nos últimos dois dias. Nesta sexta, ele recebeu o líder do governo na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder da bancada do PMDB, Baleia Rossi (SP).

Apesar de não haver previsão de alta, a agenda do presidente prevê retorno a Brasília já na próxima segunda-feira (30) para receber o presidente da Bolívia, Evo Morales. Pela programação, haverá uma reunião entre ambos no Palácio do Planalto no fim da manhã e, no início da tarde, um almoço no Palácio do Itamaraty.

Por Uol Notícias 



Relacionadas