PRF apreende caminhão transportando madeira de forma ilegal no agreste paraibano
A madeira foi extraída no município de São Miguel do Guamá, no estado do Pará e seria entregue no município de Bayeux/PB
A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba apreendeu na tarde da última segunda-feira (26), um caminhão carregado de madeira do tipo Maçaranduba extraída no estado do Pará e transportada de forma ilegal até a Paraíba. A fiscalização ocorreu na BR 412, no município de Boa Vista, no agreste paraibano.
Os policiais abordaram um caminhão Volvo/Fh 540, que estava em pane mecânica, no acostamento da rodovia. Momento em que solicitaram a documentação do veículo, dos dois semirreboques e da carga de madeira. Ao analisar os documentos fiscais apresentados pelo condutor, verificaram que a nota fiscal da carga, documento obrigatório que atesta a legalidade da madeira, não condizia com o volume da carga que estava sendo transportada. A nota fiscal constava 33,109 metros cúbicos, enquanto a carga transportada era de 40,84 metros cúbicos, sendo assim, uma divergência de 7,73 metros cúbicos. Portanto, a diferença do volume transportado evidencia que a nota fiscal apresentada não corresponde à carga verdadeira e a madeira foi extraída de forma ilegal.
O condutor, um homem de 40 anos, informou que é funcionário a serviço da empresa responsável pela carga e receberia o valor de R$ 1,5 mil de comissão pelo transporte. A equipe policial lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência tanto para o condutor quanto para a empresa responsável pela venda e transporte da maneira ilegal de acordo com a Lei 9.605/98, que trata sobre os crimes contra o meio ambiente.
Leia também:
+ Suspensão de aulas em faculdades de João Pessoa e Cabedelo é solicitada por MPF e MPT
+ Vai doar sangue? Fique atento aos horários do Hemocentro em João Pessoa
+ Protocolo para visita aos cemitérios e celebrações é divulgado na Paraíba