Mulher procura polícia após ter auxílio emergencial usado em compras pela internet, em João Pessoa
Ela relatou que foi surpreendida ao tentar sacar o benefício em uma das agências da Caixa.
Algumas pessoas procuraram a Central de Polícia, no bairro do Geisel, Zona Sul de João Pessoa, nesta terça-feira (16), para denunciar fraudes em relação ao auxílio emergencial. De acordo com uma das denunciantes, o dinheiro teria sido usado para a realização de compras pela internet.
"Eu já tinha recebido a primeira parcela na conta do Banco do Brasil. Recebi a mensagem do Banco do Brasil que o dinheiro já estava disponível na conta social, mas que só poderia sacar na data do calendário. A guardei o dia 13 e não consegui sacar. Quando foi dia 15 liguei para o banco do Brasil e eles me informaram que o dinheiro não estava na conta. Entrei em contato com a Caixa via telefone e fui orientada a procurar uma agência e fazer o saque, quando fui fazer o saque, um rapaz me informou que o dinheiro já tinha sido usado. Ele conseguiu identificar que tinha sido feito uma compra no mercado pago com o meu auxílio emergencial", relatou.
Foi então que a mulher resolveu denunciar na Delegacia de Defraudações, que desde a última semana recebeu dezenas de denúncias da mesma natureza. A beneficiária relatou que se sentiu constrangida ao passar pela situação de não conseguir sacar e ainda ter que provar que não usou o dinheiro.
Em contato com o Portal T5, a Caixa informou que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes com o objetivo de coibir ocorrências de fraude.
A nota enviada pela Caixa diz ainda que contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário supostamente prejudicado, em qualquer agência da CAIXA. Após análise, nos casos em que for comprovado eventual saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.
A instituição financeira disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (http://www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx) e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone.
O banco salientou que a responsabilidade pela análise de quem tem o direito ao Auxílio Emergencial é da Dataprev com homologação do Ministério da Cidadania.
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