Polícia Civil inicia campanha para coibir a importunação sexual durante o Folia de Rua
A campanha será realizada durante todo o período de folia
Policiais civis participam nesta quinta-feira (13) do início das prévias carnavalescas em João Pessoa. Além de reforçar a segurança dos foliões, eles irão participar da campanha "Meu corpo não é sua folia", organizada por várias instituições que atuam no combate à violência contra mulher. A concentração foi no Ponto de Cem Réis, no Centro.
A campanha será realizada durante todo o período de folia. Durante o desfile dos blocos carnavalescos, os policiais irão distribuir panfletos, leques e fitas, com informações sobre o crime de importunação sexual.
Segundo a delegada Maísa Felix , coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher da Paraíba, a campanha tem o objetivo de combater o crime de importunação sexual praticada, principalmente, contra mulheres no período de carnaval.
Além da Polícia Civil, outras instituições que compõem a Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Reamcav) estarão mobilizadas na campanha.
"Vamos realizar trabalhos de divulgação e conscientização sobre esse crime . As delegacias estarão prontas para atender as denúncias", afirmou a delegada.
Previsto no Artigo 215 do Código Penal Brasileiro, o crime de importunação sexual se configura em praticar qualquer ato libidinoso contra alguém sem sua autorização. Apalpar, beijar e tocar em partes íntimas da vítima são alguns exemplos de condutas que podem ser consideradas como delito.
O crime é inafiançável e a pena pode chegar até a cinco anos de reclusão, além de multa.