Paraíba registra 3 mortes ocasionadas por raios em menos de 15 dias; veja
Dois primos morreram aos serem atingidos pela descarga elétrica na cidade de Cubati, no último sábado (3)
Dois primos morreram após serem atingidos por um raio na zona rural do município de Cubati, no interior da Paraíba. Na hora da chuva e dos trovões eles resolveram se abrigar embaixo de uma árvore, local não é recomendado, segundo especialistas.
Na manhã desta segunda-feira (3) foi o momento de familiares e amigos prestarem as últimas homenagens a Pedro Henrique, de 22 anos de idade, e Fernando Neto de 15. Eles morreram depois de serem atingidos por um raio no sítio Malhada na cidade do Seridó paraibano. O caso aconteceu no último sábado (1º).
Com as chuvas das últimas semanas, os agricultores da região já vinham empolgados para plantação desse ano. E foi justamente nessa empolgação que os dois primos foram até a propriedade e sentaram embaixo da árvore para observar o trator que estava preparando a terra para plantação. Segundo testemunhas, na hora não acontecia uma chuva forte, mas esse foi o momento em que o raio os atingiu.
Um rapaz que operava o trator presenciou o fato e correu para pedir ajuda. Uma ambulância chegou a ser chamada, mas eles já estavam sem vida.
Em cerca de 10 dias esse é o segundo caso de raio que provoca a morte na Paraíba. O outro aconteceu em Massaranduba, no dia 21 de Janeiro. Especialistas recomendam que as pessoas nunca devem se abrigar embaixo de árvores quando estiver chovendo ou quando perceberem a presença de raios.
Geralmente as descargas do céu para o solo são ligadas através de pontos altos, como por exemplo o topo de um prédio. Nesse caso de Cubati, a árvore onde eles estavam fica isolada e no topo de um monte, o que favorece atração do raio. A força da descarga elétrica foi tão forte que chegou a partir os galhos da árvore.