Rebelião deixou mais de 20 feridos no 'Lar do Garoto' em Lagoa Seca
A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Noaldo Meireles
Cerca de 20 adolescente tiveram escoriações leves e pelo menos dois ficaram feridos com certas gravidade após uma rebelião no Lar do Garoto, em Lagoa Seca, Agreste Paraibano, nesta terça-feira (4). A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Noaldo Meireles.
Um plano de fuga de internos ocasionou o motim. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e as forças táticas da Polícia Militar foram acionadas para conter o tumulto. Cerca de 60 menores estariam envolvidos na ação.
A direção da instituição encontrou indícios de que realmente esse menores planejavam uma fuga. Eles teriam feito um mapa detalhado da instituição e planejaram a fuga que aconteceria nesta terça-feira (4).
Alguns dos jovens conseguiram sair das celas, inclusive subiram no telhado. A polícia teve que usar de uma bomba de efeito moral para conter os internos. Um tiro também pôde ser ouvido do lado de fora da instituição, no entanto, a polícia disse que seria bala de borracha.
O comandante responsável pelo caso, Coronel Francimar, do 10º Batalhão da Polícia Militar, trouxe detalhes da operação. Ele afirmou que a motivação do tumulto teria sido o plano de fuga descoberto. O comandante afirmou que a situação foi controlada e o local será averiguado.
De acordo com agentes, alguns jovens que ficaram feridos estão recebendo atendimento médico. O Corpo de Bombeiros prestou socorro a dois mais graves. O Coronel Francimar declarou que, apesar disso não há feridos graves. No total, cerca de 22 internos ficaram feridos, segundo a Fundac.
A última rebelião que aconteceu no 'Lar do Garoto' foi no dia 3 de junho de 2017, quando cerca de 7 adolescentes morreram.