PF deflagra 4ª fase da Operação Xeque-Mate e cumpre mandados em cidades da PB
A ação pauta possíveis irregularidades na proibição da construção de um shopping em Cabedelo.
A Polícia Federal (PF) na Paraíba e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do estado, deflagraram na manhã desta quarta-feira (22), a quarta fase da Operação Xeque-Mate.
Neste ponto, a ação tem como objetivo combater supostos atos de corrupção passiva na administração pública e atuação irregular de uma Organização Não Governamental (ONG) sediada na cidade de Campina Grande, Agreste do estado. Ao todo, 30 policiais federais participam dessa fase da operação que conta com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados.
As ações são cumpridas nos municípios de João Pessoa e Campina Grande, bem como no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). As ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As medidas, inclusive, pautam a possível prática ilícita de concessão de medida cautelar, pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no intuito de impedir a construção de um shopping em Cabedelo cuja responsabilidade é atribuída ao conselheiro Fernando Catão, do TCE. As medidas beneficiariam o empresário Roberto Santiago.
Leia mais: Bandidos explodem duas agências bancárias durante a madrugada, na Paraíba
+ Vídeo: criminosos assaltam mercadinho com fuzil e levam pertences de clientes em Santa Rita
+ Após 10 dias sem homicídios em João Pessoa, homem é morto a tiros no bairro dos Ipês
+ Suspeito de abusar de duas crianças na Grande JP é liberado em audiência de custódia