Operação apreende mais de 2 mil caranguejos e animais silvestres; Três são presos
Os animais eram comercializados em feiras livres de Bayeux, Santa Rita e Mangabeira
Em mais um dia de operações contra a comercialização irregular de caranguejos, a Polícia Militar apreendeu mais de mil crustáceos da espécie uçá, na manhã deste domingo (7). Além disso, os agentes surpreenderam suspeitos comercializando pássaros silvestres e até mesmo jabutis. Os animais eram negociados em feiras livres de Bayeux, Santa Rita e Mangabeira.
De acordo com informações do Comandante do Batalhão Ambiental, Major Lucas, durante a operação nesta manhã, três pessoas foram detidas e encaminhadas à Central de Flagrantes da Polícia Civil na capital. Elas serão autuadas por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção, além do pagamento de multa.
A Polícia Ambiental alerta para o período de andada dos caranguejos-uçá, que acontece quando eles saem das tocas para andar pelo mangue e liberar ovos, efetuando assim a reprodução da espécie. A operação tem o objetivo de preservar esses animais, e já fez um trabalho de divulgação em feiras e bares da capital paraibana e região metropolitana.
A operação continua dos dias 17 a 22 de janeiro, de 1 a 6 de fevereiro, de 16 a 21 do mesmo mês, de 2 a 7 e 18 a 23 de março. Qualquer pessoa ou estabelecimento que tenha capturado ou esteja vendendo esses caranguejos, em época de reprodução, responderá igualmente por crime ambiental.
Os animais apreendidos na operação deste domingo (7) serão devolvidos à natureza. O BPAmb afirma que a fiscalização será intensificada durante os períodos de andada da espécie.