Saiba o que pode e não pode fazer nos dias de prova do Enem
Ingrìd Feijó trouxe as dicas para os estudantes estarem preparados no dia da prova
Chegou o momento esperado! Com o Enem neste fim de semana, os estudantes precisam estar atentos aos itens obrigatórios e proibidos para evitar imprevistos. Ingrìd Feijó trouxe as dicas para os estudantes estarem preparados na hora da prova.
Itens proibidos e permitidos: evite ser eliminado!
É essencial não levar itens que possam comprometer a sua participação. Objetos eletrônicos como celulares, garrafas térmicas com termômetro e qualquer item que contenha dispositivo eletrônico estão proibidos. Se precisar levar o celular, ele deve ser guardado no envelope fornecido no local de prova e mantido lacrado e embaixo da cadeira até o fim da prova. Outros itens como óculos escuros, bonés, viseiras e gorros também devem ser guardados no envelope fornecido.
A caneta certa: preta e transparente
Para responder às questões e preencher o gabarito, só é permitida caneta de corpo transparente e tinta preta. Canetas de outras cores, como azul ou vermelha, não são aceitas.
Lanche permitido e água transparente
Pode levar um lanche para ajudar na concentração e fornecer energia durante a prova, como castanhas, barras de cereal ou chocolates. A água também é permitida, mas em garrafa transparente e sem rótulo.
Horários e pontualidade: fique atento!
- Abertura dos Portões: 12h, horário de Brasília.
- Fechamento dos Portões: 13h – chegue antes para evitar correrias de última hora e nem virar meme no X (twitter).
- Início da Prova: 13h30.
Chegue cedo para identificar sua sala e cadeira com calma e, se possível, vá ao banheiro antes de iniciar a prova. No primeiro dia, você poderá sair sem o caderno de questões a partir das 15h30 e com o caderno de questões apenas após as 18h. A prova termina às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia.