TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
partiu enem

Como lidar com a tensão pré-enem? psicóloga traz dicas para os estudantes e pais

Kailane Rândala, psicóloga do Colégio Vila, trouxe dicas de relaxamento importantes para quem vai fazer o exame

Por Redação T5 Publicado em
Captura de tela 2024 10 28 115259
Relaxar ou intensificar? psicóloga fala sobre a preparação na reta final do Enem (Foto: Divulgação/TV Tambaú)

Chegamos ao momento de decisão! Com o Enem batendo à porta, muitos estudantes ficam ansiosos e se perguntam: “É hora de intensificar os estudos ou de dar uma relaxada?” Para ajudar a esclarecer, recebemos a a psicóloga do Colégio Vila, Kailane Rândala, que trouxe dicas preciosas para essa reta final.

Relaxar ou estudar?
Kailane comenta que é essencial manter um equilíbrio. Muitas dicas já foram passadas ao longo do ano pelos professores para preparar o aluno tanto academicamente quanto emocionalmente. Agora, é o momento de reforçar a importância da inteligência emocional para gerenciar a ansiedade. “Entender como as emoções afetam o corpo e a mente pode ser um diferencial. A respiração diafragmática, por exemplo, ajuda a reduzir a tensão. Esse autocontrole é fundamental para fazer uma boa prova, não basta só estudar”, ressalta.

Equilíbrio é a chave
Para quem se sente pressionado por não ter estudado o suficiente, a dica é desacelerar e se concentrar no bem-estar mental. Uma rotina equilibrada, incluindo atividade física, uma boa alimentação e descanso, ajuda o corpo a estar mais preparado.

Dicas práticas para a hora da prova
Se o nervosismo bater, vale a pena dar uma pausa, respirar fundo, tomar água e alongar-se. Essa pequena mudança ajuda o cérebro a relaxar e voltar ao foco. Aceitar e entender como estamos nos sentindo é o primeiro passo para lidar melhor com o nervosismo.

Música para pelaxar!
A música também tem papel terapêutico. No último aulão do Partiu Enem, a equipe preparou uma paródia da música “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga, trazendo dicas valiosas de maneira lúdica. A música, mesmo não sendo terapia, é terapêutica e ajuda a relaxar de forma leve e divertida.

Para os pais: suporte é essencial!
A reta final também exige apoio emocional. Estar ao lado dos filhos, incentivando e ajudando a manter o foco e o equilíbrio, faz toda a diferença. Essa presença próxima é fundamental, especialmente nesta fase onde eles estão mais vulneráveis.

Então, a dica é clara: equilibre, relaxe e foque! E lembre-se: você é capaz de conquistar seu objetivo!

Confira o Partiu Enem desta segunda-feira (28) na íntegra:



Relacionadas