TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Partiu Enem

Bessa celebra expansão do Colégio Vila com espaço dedicado para adolescentes e jovens

Com espaços exclusivos e ensino transformador, a expansão do Colégio Vila Bessa reforça sua missão de preparar jovens para o futuro.

Por Redação T5 Publicado em
Professor
O professor Ribamar Monteiro, diretor e mantenedor da rede de colégios Vila, nos recebeu para uma entrevista exclusiva

O professor Ribamar Monteiro, diretor e mantenedor da rede de colégios Vila, nos recebeu para uma entrevista exclusiva, onde compartilhou a visão inspiradora por trás da expansão da unidade no Bessa. Durante a conversa, ele revelou não apenas os detalhes da nova estrutura, mas também o compromisso em oferecer uma educação que transforma vidas e molda o futuro das próximas gerações.

Em um ambiente acolhedor e inovador, a ampliação com espaço dedicado ao Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio, promete impactar ainda mais famílias e reforçar a missão de formar cidadãos preparados para os desafios de um mundo em constante mudança. Acompanhe todos os detalhes desta jornada de crescimento e descubra como a rede Vila está redefinindo os padrões da educação de qualidade.

- O que levou à decisão de expandir a unidade do Colégio Vila Bessa, recém-construída e a escolha da localização?

O Bessa sempre esteve na nossa história, aqui foi onde moramos quando eu e Fabiana nos casamos, tivemos nosso primeiro filho e onde nasceu o Vila. Já temos uma década de convivência no bairro. Existe em nós um desejo de expansão da proposta educacional Vila para transformação da vida dos alunos através da educação. Com essa expansão, dedicaremos espaços exclusivos tanto para as crianças da educação infantil e fundamental anos iniciais, assim como, o ensino fundamental séries finais e ensino médio.

O Bessa cresceu e identificamos a necessidade de um espaço dedicado especialmente para adolescentes e jovens, onde possam viver uma experiência única em um ambiente moderno e exclusivo. Além disso, encontramos o local ideal ao lado da nossa unidade atual, com todas as condições favoráveis de implementações para receber o nosso EFAF e novo Ensino Médio, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e o futuro das novas gerações.

- Quais serão os principais diferenciais da expansão em relação à estrutura e recursos oferecidos?

O espaço por si só já é um grande atrativo, com áreas amplas de convivência pensadas para promover interações humanas, colaboração e o cuidado mútuo. Com a nova expansão, nossa unidade Vila Bessa, totalizara mais de 10 mil metros quadrados dedicados à educação de excelência.

Nosso compromisso com princípios cristãos, educação socioemocional, cultura olímpica, inovação digital e excelência acadêmica já está solidificado nas unidades do Vila. Agora, ampliamos essa proposta com um ambiente de alta performance para adolescentes e jovens, sem abrir mão do nosso acolhimento e atenção personalizada que fazem do Vila uma referência.

- Como a nova unidade irá beneficiar os alunos e contribuir para a qualidade do ensino, formação integral, considerando aspectos acadêmicos, culturais e sociais?

Nossa missão no Vila é oferecer uma formação completa para a vida. Vamos além dos conteúdos acadêmicos, integrando inteligência emocional e preparando nossos alunos para desafios reais, como competições esportivas, olimpíadas de conhecimento, Enem e vestibulares.

No Vila, formamos alunos preparados para enfrentar os desafios da vida moderna, garantindo que estejam prontos para alcançar o sucesso em qualquer caminho que escolherem. Incorporamos o empreendedorismo e a educação financeira como pilares fundamentais, integrando essas habilidades à nossa cultura educacional e ao futuro dos nossos alunos.

- Qual será a capacidade de acolhimento do Colégio Vila Bessa com a incorporação dessa nova área? Quantos alunos poderão ser atendidos? Será do ensino infantil ao médio?

O prédio atual passará a atender como espaço exclusivo as crianças até 11 anos, garantindo um ambiente adequado ao desenvolvimento nessa fase. Com a nova expansão, receberemos os alunos do EFAF e Ensino Médio em uma área moderna e totalmente planejada para adolescentes e jovens. A partir de 2025, teremos capacidade para atender confortavelmente mais de 1.200 alunos, oferecendo uma experiência educacional completa e diferenciada para a cidade.

- Há algum diferencial de infraestrutura?

Na Educação Infantil, estamos delimitando os espaços exclusivos e seguros, com ambientes controlados que integram áreas como parquinhos e espaços lúdicos, proporcionando um ambiente estimulante para o desenvolvimento das crianças.

Para todas as séries e segmentos, nossa prioridade é criar ambientes de convivência que valorizem as interações entre os alunos, pois acreditamos que a educação vai além da sala de aula. O aprendizado acontece nas trocas, nas vivências e em ambientes inspiradores que incentivam o crescimento coletivo.

- O Colégio dispõe de instalações, como laboratórios, biblioteca, área esportiva, entre outros?

O Vila Bessa oferece uma estrutura completa com amplas áreas de convivência e uma variedade de ambientes modernos e inovadores: espaço maker, sala Google, sala de leitura, laboratório de ciências, auditório, sala de ballet e cabines de estudo exclusivas. Além disso, contaremos com uma sala de mídias digitais equipada com estúdios para gravação de podcasts e videocasts. Nossa quadra esportiva está integrada a um ambiente poliesportivo versátil e dinâmico. E para completar a experiência, a cantina foi projetada como um ponto de encontro, ideal para socialização e momentos de descontração.

- A expansão terá algum enfoque pedagógico específico ou áreas de estudo diferenciadas? Qual seria o perfil educacional? O senhor fala bastante do ODSs, mas tem também tecnologia, empreendedorismo. Como a gente pode definir o Vila?   

Essa nova área será totalmente dedicada aos adolescentes e jovens de 12 a 18 anos. No Vila, nossa proposta pedagógica é ancorada no sociointeracionismo e fundamentada em pilares sólidos: princípios cristãos, educação socioemocional, metodologia bilíngue, cultura olímpica, inovação digital e excelência acadêmica. Tudo isso como parte de uma educação de referência.

Nosso objetivo é desenvolver o máximo potencial de cada aluno, buscando alta performance e resultados excepcionais. Além disso, promovemos a autonomia para que nossos estudantes tomem decisões conscientes e sustentáveis, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Nosso compromisso é garantir que o ODS 4 — educação de qualidade — seja refletido em cada uma das nossas entregas.

- Quais são as medidas sustentáveis e de acessibilidade que serão implementadas na construção?

Nossas construções seguem rigorosos critérios de sustentabilidade e uso racional de recursos. Contamos com uma matriz energética limpa e operações com compensação total de carbono. Além disso, utilizamos estruturas pré-moldadas, que permitem uma construção ágil e eficiente, reduzindo pela metade o tempo em comparação aos métodos tradicionais.

- Quais serão os prazos estimados para a conclusão da construção e início das aulas?

As obras estão em ritmo acelerado e no cronograma contratado, com várias equipes atuando em diferentes frentes para garantir a entregas dentro do prazo. A primeira fase está prevista para conclusão no início de outubro, seguida por outras entregas no final de novembro e dezembro. Com isso, estaremos prontos para iniciar as aulas em janeiro de 2025 e receber nossos estudantes em um ambiente preparado para oferecer uma jornada de aprendizagem incrível.

- Quais são as expectativas para o futuro da instituição com a implementação da expansão da unidade do Colégio Vila Bessa?

Estamos expandindo o alcance da nossa visão educacional, já consolidada na cidade, para oferecer às famílias ainda mais opções de ensino de alta qualidade próximas às suas residências.

- Nessa etapa de construção, quantos profissionais envolvidos, empregos diretos e indiretos, empresas da paraíba envolvidas para fomentar o próprio mercado?

A construção de um grande espaço escolar mobiliza dezenas de empresas, fornecedores e centenas de profissionais. Optamos por trabalhar com duas construtoras paraibanas, valorizando a mão de obra local e gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos. Após a inauguração, o funcionamento da unidade deve criar cerca de 100 empregos permanentes, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento econômico do Bessa, algo que já fazemos na zona Sul e em Tambaú.

- Quais são os objetivos específicos que a escola pretende alcançar com a ampliação do Colégio Vila Bessa?

Entregar para a sociedade adolescentes e jovens mais humanizadas, preparados para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, sendo bem-sucedidas nas suas escolhas e acima de tudo felizes.

- Qual é o perfil dos profissionais contratados para o Vila? corpo docente, administrativo 

Profissionais que compartilham nossa paixão pela educação, crianças e jovens. Pessoas talentosas, altamente qualificados e tecnicamente preparados, que não apenas dominem suas áreas de conhecimento, mas também queiram usar sua expertise para transformar o mundo ao seu redor. Acreditam no poder da educação de qualidade como a chave para criar um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Entre no site www.vilacolegio.com.br e conheça os outros diferenciais da rede de ensino que possui três unidades: Unidade Bessa, Unidade Tambaú e Unidade Sul (Bancários).




Relacionadas