Pernambucano que mora na Paraíba deve assumir ministério das comunicações
O engenheiro civil Frederico Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, é o nome cotado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes

ouça este conteúdo
|
readme
|
O engenheiro civil Frederico Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, é o nome cotado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Natural de Pernambuco e radicado em João Pessoa, Siqueira possui mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia. Graduado pela Universidade de Pernambuco, ele atuou por 21 anos na Oi, onde ocupou cargos de liderança, incluindo a diretoria de Relações Institucionais por uma década. Mais recentemente, liderou a área de Vendas Corporativas Governo da Oi Soluções, com foco nas regiões Norte e Nordeste.
Desde maio de 2023, Siqueira comanda a Telebras, indicado pelo então ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante sua gestão, a estatal tem se destacado na promoção da inclusão digital, ampliando a conectividade em áreas remotas por meio de projetos como o Programa Wi-Fi Brasil e a utilização do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
A escolha de Siqueira ocorre após a recusa de Pedro Lucas Fernandes, que havia sido convidado por Lula e chegou a ter seu nome anunciado oficialmente. Em nota, o deputado agradeceu o convite, mas afirmou que acredita poder servir melhor ao país em sua atual função como líder do União Brasil na Câmara. A decisão foi vista como uma forma de preservar a coesão do grupo oposicionista dentro do partido.
O Ministério das Comunicações está vago desde o início de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares. Ele reassumiu seu mandato como deputado federal.
A nomeação de Frederico Siqueira Filho ainda não foi oficializada, mas fontes próximas ao Planalto indicam que o anúncio deve ocorrer nos próximos dias. Sua experiência técnica e trajetória no setor de telecomunicações são vistas como qualificações importantes para liderar a pasta e avançar nas políticas de inclusão digital do governo federal.