Paraíba registra 985 casos graves por vírus respiratórios em 2025
O boletim também confirmou 43 mortes por Covid-19 em 17 cidades paraibanas
/imagens%2Fsecretaria-de-saude-estado.jpeg)
ouça este conteúdo
|
readme
|
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (9), um novo boletim com dados sobre vírus respiratórios na Paraíba. Até a 14ª semana de 2025, foram registrados 985 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo a maioria entre moradores do estado.
Entre as amostras analisadas, 226 deram positivo para algum vírus respiratório. O mais comum foi o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, com 150 casos. A maior parte dos infectados são idosos acima de 60 anos (49,33%) e crianças com menos de 5 anos (28%).
A SES alerta para a importância da vacinação. Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, Fernanda Vieira, mesmo com menos casos em geral que no ano passado, o número de casos graves por Covid-19 aumentou entre os grupos mais vulneráveis.
O boletim também confirmou 43 mortes por Covid-19 em 17 cidades paraibanas. Outros vírus, como Influenza A, Rinovírus e Metapneumovírus, também foram identificados, e 12 óbitos seguem em investigação.
A vacinação está disponível na rede pública para todos os grupos indicados, como crianças a partir de 6 meses, idosos e gestantes. Já foram aplicadas mais de 641 mil segundas doses e 540 mil terceiras doses da vacina contra a Covid-19 em idosos.
Neste sábado (12), será realizado o Dia D de vacinação contra gripe, sarampo e HPV em todo o estado, com ações itinerantes em vários municípios.
A SES também reforça medidas de prevenção: usar máscara se estiver com sintomas gripais, lavar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e evitar compartilhar objetos pessoais.