Operação investiga desvio de mais de R$ 6 milhões em recursos federais no Sertão
Investigações analisam fraude licitatória e desvio de recursos

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, nesta quinta-feira (03), a segunda fase da Operação Outside, que investiga irregularidades na execução de uma obra na Paraíba. As diligências ocorrem na cidade de Patos (PB), onde são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal. O trabalho conta com a participação de auditores da CGU e policiais federais.
A operação tem como objetivo aprofundar as apurações sobre possíveis fraudes em licitação e desvio de recursos públicos federais.
As investigações começaram com a análise de documentos sobre a contratação da empresa responsável pela obra. Na primeira fase, deflagrada em 12 de julho de 2024, foram realizadas fiscalizações pela CGU e PF, que confirmaram indícios de irregularidades. A análise dos documentos coletados permitiu identificar novos agentes envolvidos no caso.
Nesta nova etapa, as autoridades buscam elementos que indiquem possível atuação ilícita de uma investigada que, supostamente, favoreceu interesses privados da empresa contratada para a realização da obra. Além da apuração de responsabilidades, o objetivo é reverter ao erário os valores pagos indevidamente. O contrato investigado, após aditivos, atingiu o montante de R$ 6.033.031,26.
A CGU disponibiliza a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias anônimas sobre irregularidades em contratos públicos.