TV Tambaú
Clube FM
26º
Sexta-feira,
25 de Abril
Problemão

Inadimplência em condomínios na Paraíba lidera ranking nacional e exige medidas de gestão

13,86% dos moradores estão com taxa em atraso ou deixaram de pagar o aluguel nos últimos 60 dias

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2025 04 01 at 11 45 11
Falta de pagamento das taxas condominiais gera prejuízo anual estimado em R$ 7 bilhões (Foto: Divulgação)

A Paraíba registra a maior inadimplência locatícia do Brasil, com 13,86% dos moradores atrasando ou deixando de pagar o aluguel nos últimos 60 dias. Esse cenário se reflete na cobrança condominial, seguindo uma tendência nacional de aumento da falta de pagamento.

Em outubro de 2024, a inadimplência da taxa de condomínio no país atingiu 13,84%, o maior índice do ano, representando um crescimento de 3,57% em relação ao mês anterior.

No estado, a falta de pagamento das taxas condominiais gera um prejuízo anual estimado em R$ 7 bilhões, impactando diretamente a gestão financeira e a qualidade dos serviços nos empreendimentos.

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) alerta para a necessidade de uma gestão profissional e estratégica nos condomínios. "A inadimplência compromete não apenas as finanças, mas também a manutenção das áreas comuns, a segurança e o pagamento de funcionários, além de gerar conflitos entre moradores", afirma Emmanuelle Apolinário, coordenadora da Comissão de Gestão Condominial do CRA-PB. Ela destaca que medidas como a adoção de planejamento financeiro, transparência na prestação de contas e negociação ativa com os condôminos são essenciais para reduzir os impactos da crise.



Relacionadas
noscript