José Carneiro de Carvalho Neto fala sobre o Farol do Desenvolvimento e os desafios para a Paraíba
Entidade tem como missão transformar o papel da sociedade civil

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Farol do Desenvolvimento da Paraíba, entidade formada por lideranças do setor produtivo, da academia e da sociedade civil organizada, será presidido pelo empresário José Carneiro de Carvalho Neto no biênio 2025-2027. Durante a participação no programa Conexão Clube Tambaú, transmitido pela Clube FM, nesta terça-feira (01), ele falou sobre os objetivos da entidade e os desafios do desenvolvimento do estado.
José Carneiro iniciou a conversa destacando a importância do Farol para a sociedade paraibana. "O Farol nasceu da conjuntura necessária de pessoas que pensam uma Paraíba melhor", afirmou. Segundo ele, a entidade tem como missão transformar o papel da sociedade civil, de observadora, para um componente ativo na proposição de soluções para os problemas do estado. "Nós chegamos para transformar o papel da sociedade civil em um componente ativo na propositura e no apontamento de direções que a sociedade deve seguir", destacou.
O entrevistado explicou que, apesar de ser uma entidade nova, o Farol já tem conquistado espaço na cena política e econômica do estado. "O Farol já faz parte da conjuntura econômica da Paraíba. Ele já consegue espaço dentro da bancada federal e nos governos estaduais", afirmou. Porém, ele reconhece que o trabalho ainda está em um estágio inicial. "Estamos ainda embrionários nesse aspecto", ponderou.
Sobre os desafios do Farol e os obstáculos para o desenvolvimento da Paraíba, José Carneiro foi enfático. "Nós vivemos de pequenas ilhas de oportunidades. A gente precisa expandir isso", declarou, destacando a importância de um planejamento estratégico para o estado. Ele apontou como desafios a desigualdade econômica e a falta de um programa de expansão da atividade econômica. "A Paraíba ainda tem um baixo índice de educação, uma distribuição econômica muito desigual e falta um planejamento de expansão da atividade econômica", lamentou.
Durante a entrevista, o presidente do Farol também ressaltou a importância da participação das mulheres nas questões de desenvolvimento. "A Érica é uma jovem profissional, líder, reitora de uma das grandes universidades do estado. Ela tem um papel fundamental dentro do Farol", disse, referindo-se à vice-presidente da entidade, Érica Marques.
José Carneiro também fez uma avaliação do impacto da agenda do Farol nas eleições passadas. "Nós entregamos a agenda do desenvolvimento da Paraíba para os candidatos a governador e para os candidatos a prefeito. Essa agenda contém dez pilares de desenvolvimento e já está na feitura da segunda geração dessa agenda", revelou. Ele também comentou sobre o desejo de que a sociedade civil tenha mais voz nas decisões governamentais. "O sonho do Farol é que a gente seja mais ouvido. Nosso papel é fazer isso andar mais rápido", disse.
Ao ser questionado sobre o papel da entidade na geração de empregos, ele destacou a importância de criar um ambiente favorável para os investimentos, tanto de empresas paraibanas quanto de fora. "O Farol tem como objetivo mostrar para os empresários que a Paraíba é um porto seguro para investimentos", afirmou, enfatizando a localização estratégica do estado, que oferece grandes oportunidades logísticas.
Ao final, José Carneiro falou sobre a própria trajetória e o que representa como líder da entidade. Ele demonstrou confiança no trabalho do Farol e no impacto que a entidade pode ter na transformação da Paraíba.