Trens em João Pessoa terão nova grade horária a partir desta terça-feira (1)
Sistema ferroviário passa por modernização, amplia grade horária e planeja implantar horário livre para otimizar viagens

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) João Pessoa iniciou a modernização da via férrea, incluindo a construção de três novos terminais, a reforma de seis estações e a manutenção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Como parte das melhorias, a partir desta terça-feira (1), os trens terão uma nova grade horária, com 26 viagens de segunda a sexta-feira e nove aos sábados, beneficiando mais de 3,5 mil passageiros diários.
A mudança foi baseada em uma pesquisa de opinião realizada no ano passado e busca tornar o serviço mais eficiente. Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, a ideia é reduzir o tempo de espera nos horários de pico e ampliar os intervalos nos períodos de menor movimento.
A CBTU estuda a implantação de um sistema de horário livre, que deve entrar em fase experimental no segundo semestre deste ano. De acordo com o gerente de operações, Othomagno Viegas, o objetivo é permitir mais viagens nos momentos de maior demanda, evitando longas esperas para os passageiros.
Durante as obras, os VLTs passarão por manutenção para garantir segurança e eficiência. A previsão é que o sistema esteja modernizado até 2026, com equipamentos revisados e o novo modelo de horários plenamente implementado.