Governo suspende eventos com aves para prevenir gripe aviária no Brasil
Restrições têm validade de 180 dias, podendo ser prorrogadas.

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a realização de eventos com aglomeração de aves, como exposições e feiras, por tempo indeterminado, visando evitar a disseminação da influenza aviária (IAAP-H5N1). A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), permite a realização dos eventos apenas com autorização do Serviço Veterinário Estadual, que deve avaliar a situação epidemiológica local e exigir um plano de biosseguridade.
A criação de aves ao ar livre sem telas também foi suspensa. As restrições têm validade de 180 dias, podendo ser prorrogadas.
A medida preventiva ocorre em meio a surtos de gripe aviária em países próximos, como os Estados Unidos, que enfrentam impactos no fornecimento de alimentos como ovos. A gripe aviária afeta principalmente aves, mas pode ser transmitida para humanos em casos raros, através do contato direto com aves infectadas.
O consumo de carnes e ovos de aves inspecionadas não apresenta risco para a saúde. Em caso de infecção humana, os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, e o tratamento antiviral deve ser iniciado em até 48 horas.