Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Segunda-feira,
31 de Março
saúde

Governo suspende eventos com aves para prevenir gripe aviária no Brasil

Restrições têm validade de 180 dias, podendo ser prorrogadas.

Por Redação T5 Publicado em
Ave
Governo suspende eventos com aves para prevenir gripe aviária no Brasil (Foto: Reprodução)
ouça este conteúdo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a realização de eventos com aglomeração de aves, como exposições e feiras, por tempo indeterminado, visando evitar a disseminação da influenza aviária (IAAP-H5N1). A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), permite a realização dos eventos apenas com autorização do Serviço Veterinário Estadual, que deve avaliar a situação epidemiológica local e exigir um plano de biosseguridade.

A criação de aves ao ar livre sem telas também foi suspensa. As restrições têm validade de 180 dias, podendo ser prorrogadas.

A medida preventiva ocorre em meio a surtos de gripe aviária em países próximos, como os Estados Unidos, que enfrentam impactos no fornecimento de alimentos como ovos. A gripe aviária afeta principalmente aves, mas pode ser transmitida para humanos em casos raros, através do contato direto com aves infectadas.

O consumo de carnes e ovos de aves inspecionadas não apresenta risco para a saúde. Em caso de infecção humana, os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, e o tratamento antiviral deve ser iniciado em até 48 horas.



Relacionadas
noscript