Minissérie 'Navio do Sertão' tem pré-lançamento em João Pessoa
Produção aborda impactos da construção de complexo hídrico na comunidade quilombola

ouça este conteúdo
|
readme
|
A minissérie documental ‘Navio do Sertão’, que conta a história da diáspora negra no Sertão da Paraíba, será pré-lançada nesta quinta-feira (27), em João Pessoa. A produção, gravada em Coremas, retrata a submersão da comunidade quilombola do Navio devido à construção de um complexo hídrico na década de 1930 e os impactos desse evento até os dias atuais.
A sessão gratuita, marcada para as 19h no Cine Aruanda, da UFPB, reunirá as realizadoras da minissérie, que é composta por quatro episódios e conta com a participação de 28 personagens, muitos deles descendentes dos quilombolas que viviam na comunidade do Navio. Esses personagens hoje residem em outras três comunidades quilombolas na região de Coremas.
‘Navio do Sertão’ é uma produção da AYA Produtora em parceria com a Barquinho Produtora, realizada com incentivo do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, com gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
A obra, dirigida e roteirizada por Patrícia Pinheiro, pós-doutora em antropologia (UFPB), discute os desafios enfrentados pela comunidade, abordando temas como o direito à terra, as desigualdades no acesso à saúde e educação, e as condições precárias de trabalho dos quilombolas na construção do complexo hídrico. A promessa de relocação da comunidade nunca foi cumprida, o que é um dos principais focos do documentário.
Aline Paixão, coautora do roteiro, destaca a importância da produção para a discussão sobre regularização de terras e o papel fundamental das comunidades quilombolas na valorização da cultura afro-brasileira no Sertão.