Prefeitura de Cabedelo inicia retirada de bares irregulares em praias
A ação faz parte de um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para preservar o meio ambiente e organizar o comércio em áreas de restinga, que pertencem à União

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Prefeitura de Cabedelo (PB) iniciou, nesta terça-feira (25), a retirada de bares construídos irregularmente nas praias do município. A ação faz parte de um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para preservar o meio ambiente e organizar o comércio em áreas de restinga, que pertencem à União.
A operação contou com o apoio de órgãos como o Ministério Público da União (MPU), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e secretarias municipais, além da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Muitos comerciantes saíram voluntariamente, mas a prefeitura ainda auxilia na remoção de estruturas ilegais.
Após uma chamada pública, alguns comerciantes foram selecionados para atuar legalmente em espaços definidos pela prefeitura. Enquanto quiosques padronizados não são finalizados, será permitido o uso temporário de trailers em determinadas áreas.
O MPF alerta que a ocupação desordenada e o crescimento imobiliário ameaçam as praias do município. Segundo o procurador da República João Raphael Lima, sem organização, há o risco de degradação ambiental e perda das áreas costeiras.