Fapesq-PB abre inscrições para dois editais de financiamento a pesquisadores
Chamadas incluem apoio a pesquisas lideradas por mulheres e estudos voltados ao SUS

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) está com inscrições abertas para dois editais de financiamento a 30 projetos de pesquisa. Os editais são voltados a pesquisadores com título de doutorado, vinculados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediadas no estado.
O Edital nº 02/2025, denominado Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde, tem como objetivo o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e é resultado de uma parceria entre a Fapesq-PB, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB), o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos: Atenção Primária e Especializada; Regionalização e Regulação em Saúde; Vigilância em Saúde; Saúde Digital; e Atenção Farmacêutica. Cada projeto poderá receber até R$ 150 mil para aquisição de bens de capital e custeio. O prazo para submissão das propostas, via SISC&T e SIGFAPESQ, se encerra em 10 de abril. Serão selecionadas 20 propostas.
Já o Edital nº 05/2025, voltado ao protagonismo científico de mulheres e meninas na ciência, busca incentivar projetos liderados por pesquisadoras nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. A chamada, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), oferecerá até R$ 50 mil para 10 projetos selecionados. As propostas devem ser enviadas via SIGFAPESQ até 7 de abril.
O Pró-Reitor de Pesquisa da UFPB, professor José Roberto Soares, ressaltou que as chamadas representam oportunidades para ampliar a produção científica na universidade. Segundo ele, além do apoio financeiro, a colaboração com a Fapesq-PB pode facilitar o acesso a redes de pesquisa, promover a troca de conhecimento e aumentar a visibilidade dos trabalhos acadêmicos. Ele destacou ainda que o edital voltado a pesquisadoras fortalece o protagonismo feminino na ciência e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
Mais informações sobre a submissão e o julgamento das propostas podem ser acessadas nos editais disponíveis no site da Fapesq-PB.