Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
27 de Março
nesta segunda

Plano do MPPB oferece orientações essenciais para mulheres em situação de violência

Guia foi elaborado pelos Núcleos de Apoio às Vítimas de Crimes (Navic) e de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir) do MPPB

Por Redação T5 Publicado em
Plano seguranca mulheres ok
MPPB lança guia de segurança para mulheres vítimas de violência doméstica (Foto: Divulgação/MPPB)
ouça este conteúdo

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) lançou, nesta segunda-feira (24), o "Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica". O material orienta mulheres sobre como identificar um relacionamento abusivo, reconhecer agressões psicológicas e patrimoniais e o que fazer para sair dessa situação.

O plano foi elaborado pelos Núcleos de Apoio às Vítimas de Crimes (Navic) e de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir) do MPPB. A iniciativa visa reforçar o enfrentamento à violência de gênero, um dos maiores desafios da sociedade, especialmente no mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Estudo do Datafolha aponta que 37,5% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de agressão nos últimos meses, e o número de feminicídios aumentou significativamente. A OMS também aponta que 32,4% das mulheres brasileiras foram vítimas de violência por parceiros ou ex-parceiros ao longo da vida.

O promotor Ricardo Lins destaca a importância de políticas públicas intersetoriais para enfrentar o problema e acredita que o plano contribuirá para formar redes de apoio e reduzir feminicídios. A promotora Liana Carvalho ressalta que o guia oferece informações essenciais sobre direitos, medidas protetivas e como buscar ajuda jurídica e psicológica.

O material estará disponível gratuitamente nos canais oficiais do MPPB.



Relacionadas
noscript