TCE-PB e TCU destacam transparência e capacitação em evento sobre "Diálogo Público"
Iniciativa quer promover troca de experiências e buscar soluções para desafios enfrentados pelos gestores

ouça este conteúdo
|
readme
|
Durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (24), o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, destacaram a importância do evento "Diálogo Público: Paraíba, Encontro de Ideias e Soluções", no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB. A iniciativa quer promover a troca de experiências e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos gestores municipais.
Fábio Nogueira, presidente do TCE-PB, enfatizou a relevância da capacitação dos prefeitos e as equipes para uma administração pública mais eficiente e transparente. “O objetivo deste evento é proporcionar uma gestão mais qualificada e que devolva à sociedade os benefícios de uma administração pública voltada à transparência e à eficiência. Estamos incentivando que todos os municípios possam implementar ações que atendam às demandas da população de forma mais eficaz”, afirmou.
Já o ministro Vital do Rêgo Filho, presidente do TCU, ressaltou o foco do evento no controle social e na aproximação entre os tribunais e a sociedade. “O controle social é essencial para o fortalecimento da democracia. Este evento busca integrar as esferas do governo com a sociedade, permitindo que os cidadãos possam acompanhar de perto a execução das políticas públicas”, declarou. Ele também destacou a importância do encontro ser realizado na Paraíba, considerando a sensibilidade e o empenho do estado em promover uma gestão pública de qualidade.
A programação do evento, que contará com a presença de diversas autoridades, inclui uma palestra magna às 10h, conduzida pelo conselheiro Cézar Miola, do TCE-RS, sobre o tema “Atas de Registro de Preços: Requisitos e Precauções para Adesão”. Além disso, três painéis de discussão serão realizados durante a tarde: "Primeira Infância e Gestão Municipal: Caminhos para uma Política Intersetorial" – Com Marina Fragata Chicaro, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e a participação de conselheiros do TCE/PB e TCU, "Obras Públicas: Execução, Fiscalização e Prestação de Contas" – Com a presença de representantes do TCU e Caixa Econômica Federal e "Transferências Especiais: Desafios e Oportunidades" – Com a participação de especialistas do TCE/PB, TCU e Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).