Governo da Paraíba aprova reajuste de 21,1% para forças de segurança
Aumento será concedido de forma escalonada ao longo do ano de 2025

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Governo do Estado da Paraíba aprovou, nesta segunda-feira (17), um reajuste salarial de 21,1% para as forças de segurança. O aumento será concedido de forma escalonada ao longo do ano de 2025 e foi considerado o maior reajuste do Brasil para a categoria em um único ano.
A negociação, que durou quatro horas, contou com a participação de 18 entidades representando a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal.
O primeiro aumento, de 5%, foi implantado em janeiro. Em setembro, será concedido um novo reajuste de 11%, seguido por mais 4% em dezembro, totalizando os 20% acordados na negociação. No entanto, o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, explicou que, no cálculo acumulado, o reajuste final atingirá 21,1%.
Além da recomposição salarial, o governo também manteve o compromisso de implementar o pagamento por subsídio a partir de janeiro de 2026.
Das 18 entidades envolvidas na negociação, 13 assinaram a proposta de imediato, enquanto cinco decidiram submeter o acordo às categorias antes de oficializar a adesão.
Protestos marcaram negociações
O reajuste salarial foi resultado de uma série de manifestações realizadas pelos profissionais da segurança pública ao longo de 2025. No total, ocorreram quatro protestos, sendo o último no dia 21 de fevereiro, em frente à Granja Santana, residência oficial do governador, em João Pessoa.
Movimento das forças de segurança da Paraíba cobra valorização salarial e ameaça greve no carnaval
A mobilização reuniu policiais civis, militares e penais, que reivindicavam melhorias na remuneração e avanços nas condições de trabalho.