PIS/Pasep 2025 para nascidos em fevereiro começa a ser pago nesta segunda (17)
Benefício é concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep)

ouça este conteúdo
|
readme
|
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, será realizado a partir desta segunda-feira (17) para os trabalhadores nascidos em fevereiro. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 29 de dezembro. O benefício é concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada, por meio do PIS, e a servidores públicos, por meio do Pasep, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa.
O abono pode chegar ao equivalente a um salário-mínimo, sendo proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. O cálculo do valor considera o salário-mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados em 2023. O pagamento segue um cronograma baseado no mês de nascimento dos beneficiários, no caso do PIS, e no número final de inscrição para quem recebe o Pasep.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por empregadores que contribuem para o programa, ter recebido em média até dois salários-mínimos mensais e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias ao longo do ano-base. Também é necessário que os dados do trabalhador tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
A consulta sobre a elegibilidade ao benefício pode ser feita por meio da Carteira de Trabalho Digital, disponível para download nas lojas de aplicativos, pelo telefone 158, nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, no caso do PIS, e no Banco do Brasil, no caso do Pasep, tanto pelo site da instituição quanto pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais localidades). O pagamento do PIS será realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep será pago pelo Banco do Brasil.