Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
º
Domingo,
11 de Maio
Ainda este mês

Julgamento de denúncia contra Bolsonaro tem data marcada

Alexandre de Moraes liberou denúncia para julgamento após manifestação favorável da PGR

Por Redação T5 Publicado em
Jair Bolsonaro
Se denúncia fora aceita, acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF (Frame: Reprodução / Instagram)
ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 25 de março, às 9h30, o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto e outros seis investigados no caso da suposta trama golpista. A sessão será conduzida pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, liberou a denúncia para julgamento após manifestação favorável da PGR, que defende que Bolsonaro e os demais acusados se tornem réus. A denúncia envolve o núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros da Primeira Turma decidirão se os acusados responderão a processo pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A sessão do dia 25 será pela manhã, mas a Primeira Turma reservou também a tarde do mesmo dia e a manhã do dia 26 de março para a análise do caso.

Lista dos denunciados no núcleo 1:

  • Jair Bolsonaro (ex-presidente da República)
  • Walter Braga Netto (general de Exército, ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente)
  • General Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional)
  • Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin)
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do DF)
  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
  • Paulo Sérgio Nogueira (general do Exército e ex-ministro da Defesa)
  • Mauro Cid (delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro)

O julgamento será conduzido pela Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.



Relacionadas
noscript