Exposição ‘Saga do Vaqueiro’ destaca cultura sertaneja na Estação Cabo Branco
Mostra fotográfica busca imortalizar a tradição e a cultura do Sertão nordestino

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes abre, nesta sexta-feira (07), às 17h, a exposição ‘Saga do Vaqueiro’, do fotógrafo baiano Lenec Mota. A mostra fotográfica busca imortalizar a tradição e a cultura do Sertão nordestino e segue aberta ao público até o dia 7 de junho, no 1º andar da Torre.
A curadora Cristina Strapação explica que o trabalho conduz o público ao universo dos vaqueiros, figuras centrais do Sertão, cuja atividade tem sido impactada pela modernização. Segundo ela, o projeto reflete sobre as transformações que ameaçam saberes e práticas transmitidos ao longo das gerações.
A exposição é fruto de um projeto enviado pelo artista visual Leandro Rolim para o edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em 2024, e acolhido pela Curadoria de Arte da Estação Cabo Branco.
Lenec Mota, natural de Irecê, na Bahia, divide seu tempo entre a Paraíba e a Bahia. Atua nas áreas de fotografia, produção cultural e audiovisual, com participação em projetos documentais como ‘Semeando o Futuro’ e ‘Reconhecendo Mestres: Francisco Alves, o Coroné Chico Tripa’ (2024), ambos realizados na Paraíba.
A Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano, funciona para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O acesso é gratuito.