Paraíba inicia mobilização para ampliar vacinação contra o HPV
A ação ocorrerá nos 223 municípios do estado e seguirá até 17 de junho, ampliando a cobertura vacinal entre adolescentes e jovens

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), inicia no dia 17 uma mobilização para reforçar a vacinação contra o HPV. A ação ocorrerá nos 223 municípios do estado e seguirá até 17 de junho, ampliando a cobertura vacinal entre adolescentes de 9 a 14 anos e incluindo jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose.
Atualmente, a Paraíba já vacinou 78,25% das meninas e 63,31% dos meninos entre 9 e 14 anos. Para aumentar esses números, a SES adotou a estratégia de busca ativa, garantindo que mais jovens tenham acesso à imunização gratuita. A vacina previne doenças graves, como cânceres de colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.
A campanha terá reforço especial em João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita, onde há maior número de adolescentes aptos à vacinação. Além das unidades de saúde, os municípios poderão levar a imunização para escolas e outros locais estratégicos.
A SES destaca que a vacina é segura, eficaz e essencial para a proteção dos adolescentes. Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização e contribuir para a ampliação da cobertura vacinal no estado.