Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
Renda na terceira idade

Paraíba lidera o ranking de envelhecimento populacional no Nordeste

Com população mais idosa do Nordeste, Paraíba vê crescer a ‘economia prateada’

Por Redação T5 Publicado em
Economia prateada
11,5% de habitantes possuem 65 anos ou mais (Foto: Divulgação)
ouça este conteúdo

A Paraíba lidera o ranking de envelhecimento populacional no Nordeste, com 11,5% de habitantes com 65 anos ou mais, e ocupa a 7ª posição nacional. Projeções do IBGE indicam que até 2070, essa parcela da população deve triplicar, atingindo 31,3%, o que significará que, para cada 10 pessoas em idade produtiva, haverá quase nove fora dessa faixa etária.

Esse cenário, apesar dos desafios sociais, também revela um dado positivo: os idosos na Paraíba estão entre os que apresentam maior renda. O grupo recebe, em média, R$ 3.558 por mês, valor que corresponde a 49% acima da média estadual, colocando a Paraíba na segunda posição em termos de renda da terceira idade no Nordeste e na oitava no Brasil.

Esse poder aquisitivo tem impulsionado a chamada “economia prateada”, que engloba produtos e serviços voltados à terceira idade. O segmento já responde por 20% do consumo nacional, de acordo com o Sebrae, embora uma parte significativa da renda dos idosos esteja comprometida com obrigações financeiras.

Instituições financeiras estão adotando estratégias para atender esse público crescente. O Sicredi, por exemplo, tem 24% de seus associados com 60 anos ou mais na Paraíba e desenvolve iniciativas de educação financeira para esse grupo. O foco são temas como planejamento da aposentadoria, investimentos e proteção patrimonial, com conteúdos acessíveis e personalizados.

Além disso, o Sicredi oferece linhas de crédito com condições diferenciadas para necessidades específicas da população idosa, como adaptação residencial, tratamentos de saúde e previdência privada. A análise financeira é ajustada à realidade desse público, conforme explicou Ana Paula Medeiros, coordenadora do Ciclo de Crédito na Central Sicredi Nordeste.

A inclusão digital também é uma prioridade. O Sicredi investe em acessibilidade nas plataformas digitais para garantir mais segurança aos idosos. Ao contrário dos bancos tradicionais, que estão fechando agências, as cooperativas de crédito, como o Sicredi, ampliam sua rede de atendimento presencial, oferecendo soluções personalizadas, como seguros de vida e saúde e planos de previdência privada com condições especiais.

Para Erli Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, o envelhecimento populacional representa uma oportunidade para criar soluções financeiras mais inclusivas e sustentáveis. “Nosso objetivo é garantir que a 'geração prateada' tenha autonomia financeira e qualidade de vida, contribuindo ativamente para a economia local”, conclui.



Relacionadas
noscript