Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
8 de Maio
internet

Adeus, Skype: Microsoft confirma data para encerramento da plataforma

Lançado em 29 de agosto de 2003, o Skype revolucionou a comunicação por voz e vídeo na internet

Por Redação T5 Publicado em
Skype
Adeus, Skype: Microsoft confirma data para encerramento da plataforma (Foto: Divulgação)
ouça este conteúdo

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (28) que descontinuará o Skype, ferramenta pioneira em chamadas pela internet, a partir do dia 5 de maio deste ano. A decisão faz parte da estratégia da empresa de concentrar seus esforços no Microsoft Teams, plataforma voltada para comunicação corporativa e colaboração remota.

O comunicado foi publicado no site oficial da Microsoft e assinado por Jeff Teper, vice-presidente corporativo do Microsoft 365. No texto, a empresa destaca que o número de minutos gastos em reuniões no Teams quadruplicou nos últimos dois anos, evidenciando sua crescente popularidade tanto no meio corporativo quanto entre usuários domésticos. Esse crescimento foi um dos principais fatores que levaram à aposentadoria do Skype, que perdeu relevância nos últimos anos para concorrentes como Google Meet, Zoom e WhatsApp.

Alternativas para os usuários

Com o encerramento da plataforma, a Microsoft oferecerá duas opções para os usuários durante o período de transição:

  • Acessar o Microsoft Teams utilizando suas contas do Skype, mantendo contatos e histórico de conversas;
  • Exportar os dados do Skype para um computador, caso optem por não migrar para a nova plataforma.

Legado do Skype

Lançado em 29 de agosto de 2003, o Skype revolucionou a comunicação por voz e vídeo na internet. Em 2011, foi adquirido pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões, tornando-se uma das maiores aquisições da empresa até então. O objetivo da compra era fortalecer o foco da Microsoft em comunicação em tempo real, integrando o Skype a dispositivos Windows e ao console Xbox.

Durante a pandemia de COVID-19, a plataforma experimentou um breve ressurgimento, sendo amplamente utilizada para reuniões virtuais, chamadas de vídeo e comunicação entre amigos, familiares e profissionais. No entanto, a ascensão de outras ferramentas fez com que sua relevância diminuísse novamente.



Relacionadas
noscript