Prazo para adesão ao Projeto Nós na Rede encerra nesta sexta-feira (28)
Iniciativa qualifica profissionais de saúde mental

ouça este conteúdo
|
readme
|
Os gestores municipais e estaduais de saúde têm até esta sexta-feira (28) para aderirem ao Projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde que oferece 42 mil vagas para qualificação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Paraíba, já foram solicitadas 1.522 vagas.
A formação, prevista para começar em maio, terá 120 horas de carga horária, sendo 90 horas em ensino a distância (EaD) e 30 horas presenciais. O curso é dividido em quatro eixos: atenção psicossocial e cuidado em liberdade, acolhimento de pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei, atenção a usuários de álcool e outras drogas e articulação de estratégias de cuidado no território.
O projeto busca qualificar profissionais de diferentes níveis de formação, incluindo aqueles com graduação, nível médio e técnico. O objetivo é fortalecer o modelo de atenção psicossocial, priorizando a redução de danos e a reinserção social de pessoas em sofrimento mental.
A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz - Brasília), e executada pelo Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Fiocruz.