Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
8 de Maio
Transporte sustentável

João Pessoa ganha modelo de ônibus 100% elétrico

Iniciativa faz parte do projeto de mobilidade urbana com foco em sustentabilidade e conforto

Por Redação T5 Publicado em
Onibus eletrico
Ônibus ficará em teste por 15 dias a partir de quinta (27) na linha 1500 (Foto: Divulgação)
ouça este conteúdo

Nesta quarta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena de João Pessoa apresentou o novo modelo de ônibus 100% elétrico, como parte do grande projeto de mobilidade urbana da cidade. Com a adoção do modelo BRS (Bus Rapid Service), João Pessoa avança na implementação de um sistema de transporte mais sustentável, confortável e acessível. O ônibus, que não emite gases poluentes, ficará em teste por 15 dias a partir de quinta-feira (27) na linha 1500, com o valor da passagem igual ao do modelo ‘Geladinho’.

A cidade, que já possui a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste, passará a contar com uma das mais tecnológicas, priorizando não apenas a eficiência, mas também o compromisso ambiental. O novo sistema prevê a circulação de 60 ônibus, com melhorias em conforto, acessibilidade e segurança para os usuários. O prefeito destacou que os novos veículos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, carregadores de celular, e garantem mais facilidade de acesso para cadeirantes e idosos, além de contar com sinalização inteligente para otimizar o tempo de viagem.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio HBE, destacou os avanços na renovação da frota, mencionando que a cidade já havia reduzido a idade média dos ônibus convencionais de 11 para seis anos. O gerente institucional do Sintur-JP, Isaac Moreira Junior, também comentou sobre o diferencial do modelo elétrico, que oferece conforto e segurança, além de ser uma solução mais limpa, com emissão de resíduos sólidos quase nula.

O projeto de mobilidade urbana ainda contempla a construção de cinco novos terminais de integração e quatro novos corredores viários, com um financiamento de R$ 400 milhões, aprovado junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esses corredores serão nas regiões: Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa, e incluirão estacionamentos, bicicletários e outros serviços para beneficiar os usuários.



Relacionadas
noscript