Seca na Paraíba apresenta redução, aponta Monitor de Secas
Essa é a condição menos intensa desde setembro de 2024

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Monitor de Secas, ferramenta do Governo Federal, registrou uma diminuição na intensidade da seca na Paraíba durante o mês de janeiro. A mais recente atualização da plataforma revelou que o estado passou de "Seca Moderada" para "Seca Fraca" entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Em 2024, a Paraíba enfrentou seca em 100% de seu território entre setembro e janeiro deste ano. Esse fenômeno não ocorria por cinco meses consecutivos desde o período entre agosto e dezembro de 2021.
A redução na severidade do fenômeno ocorreu entre dezembro e janeiro, quando a seca moderada deixou de ser registrada, dando lugar a uma seca fraca em todo o estado. Essa é a condição menos intensa desde setembro de 2024, quando a Paraíba também apresentou apenas seca fraca.
O funcionamento do Monitor de Secas
O Monitor de Secas tem como principal objetivo a produção do Mapa do Monitor, um documento mensalmente elaborado com a participação dos estados envolvidos e instituições parceiras. Esse mecanismo permite acompanhar a evolução das condições de seca nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa passou a incluir o Amapá em dezembro de 2023.
O projeto se baseia em metodologias utilizadas nos Estados Unidos e no México, seguindo um processo que envolve coleta de dados, cálculo de indicadores, elaboração do mapa, validação por especialistas estaduais e divulgação do resultado final. O Mapa do Monitor pode indicar tanto a ausência de seca quanto a presença de diferentes níveis de intensidade, levando em consideração o histórico de cada região.