Empresas e bancos têm até sexta para enviar informes de rendimentos para o IR
Comprovantes são essenciais para declaração do Imposto de Renda 2025

ouça este conteúdo
|
readme
|
O prazo para que empresas e instituições financeiras enviem os informes de rendimentos para os contribuintes termina nesta sexta-feira (28). Os documentos, referentes ao ano de 2024, são necessários para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF), cujo envio começa em 17 de março.
As empresas podem disponibilizar os informes por e-mail, sites ou aplicativos. No caso dos servidores públicos federais, o documento pode ser acessado pelo SouGov.br. A Receita Federal usa essas informações para cruzamento de dados e verificação de possíveis erros ou sonegação.
Aposentados e pensionistas do INSS podem obter os comprovantes pelo site ou aplicativo Meu INSS. Bancos, corretoras, planos de saúde e fundos de pensão também devem fornecer os documentos necessários para deduções e declaração de investimentos.
O prazo de envio do IRPF vai de 15 de março a 31 de maio. Quem não receber os informes dentro do prazo deve procurar a empresa ou a instituição financeira. Em caso de erro nos dados, é necessário solicitar um documento corrigido. Se o problema persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Para evitar multa, é possível enviar uma declaração preliminar e depois retificá-la.