Orquestra Jovem da Paraíba abre seleção para novos músicos
Para contratação imediata, há duas vagas para violino, uma para oboé e uma para contrabaixo

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abriu inscrições para a seleção de músicos e estudantes de música que desejam integrar seu quadro de instrumentistas e suplentes como bolsistas durante a temporada 2025. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13 de fevereiro.
Para contratação imediata, há duas vagas para violino, uma para oboé e uma para contrabaixo. No cadastro de reserva, foram abertas 30 vagas para os seguintes instrumentos: violino, contrabaixo, oboé, trombone baixo, tuba, tímpano e harpa.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Funesc, acessando a seção “Nossos Editais”, até o dia 19 de março. Os candidatos serão avaliados em audições presenciais, que ocorrerão entre 7 e 10 de abril, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Processo seletivo
A seleção ocorrerá em duas fases. A primeira consiste na análise documental, com caráter eliminatório, sob responsabilidade da direção geral da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A segunda fase envolverá audições presenciais, de caráter classificatório, conduzidas por uma banca examinadora composta por integrantes do Conselho Artístico, maestro, spalla, músicos efetivos da OSPB, e professores especializados em música.
O resultado final da análise documental, assim como o cronograma de audições, será publicado no dia 25 de março no portal da Funesc. Na fase de audições, os candidatos deverão executar uma peça de confronto, disponibilizada pela organização, e uma peça de livre escolha.
Os resultados finais das audições serão divulgados no site da Funesc e no Diário Oficial do Estado no dia 11 de abril.
Benefícios e seleção de solistas
Entre os estudantes selecionados para integrar a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, serão escolhidos sete solistas. Apenas músicos que participaram da temporada 2024 e tiveram seus contratos renovados, ou aqueles que forem aprovados e classificados para as vagas imediatas, poderão concorrer.
Os estudantes selecionados para as vagas imediatas receberão uma bolsa mensal de R$1.000. Já os solistas, no mês de sua atuação, receberão um cachê adicional de R$1.000.