Paraíba institui projeto voluntário para integrar preservação ambiental
Iniciativa da SEMAS terá atuação nas Unidades de Conservação do Estado, baseada no escotismo e na inclusão social

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) instituiu o Projeto Voluntários em Ação. Decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (20). A iniciativa tem como objetivo geral promover a integração entre a preservação ambiental e o desenvolvimento social, com ações voltadas para as Unidades de Conservação no Estado da Paraíba, seguindo os princípios do escotismo, da inclusão social e do fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
O projeto será estruturado em quatro eixos principais: implantação do programa de voluntariado nas Unidades de Conservação; inclusão social de jovens através do voluntariado inspirado no escotismo; preservação ambiental e conscientização por meio de ações concretas; fomento ao voluntariado e incentivo à formação de novos grupos escoteiros; além da disponibilização de espaços de suporte ao voluntariado.
A execução do Projeto Voluntários em Ação terá vigência inicial até 31 de dezembro de 2026, podendo ser prorrogada por nova regulamentação. A gestão será realizada pela SEMAS, com apoio de organizações não governamentais, associações civis e entidades do terceiro setor, desde que formalizem convênio ou termo de cooperação.