Nova lista para curso de formação do CNU sai nesta terça-feira (18)
Candidatos devem confirmar participação até esta quarta (19)

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira (18) a terceira e última convocação para cursos de formação de nove cargos de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As vagas são destinadas aos candidatos que estavam na lista de espera e não confirmaram participação nas convocações anteriores, realizadas em 11 de fevereiro.
Os convocados devem confirmar sua participação entre esta terça-feira e quarta-feira (19), diretamente na Área do Candidato no site do CPNU. A não confirmação de presença resultará na eliminação do candidato do certame.
A confirmação para o curso de formação nesta terceira convocatória será realizada exclusivamente neste período, nos dias 18 e 19 de fevereiro. O processo ocorre na Área do Candidato, no portal oficial do CPNU. O curso de formação inicial, de caráter eliminatório, será fundamental para a classificação dos candidatos. Participar e ser aprovado no curso é decisivo para a continuidade no concurso.
O programa de formação visa preparar os candidatos para o exercício de funções públicas, desenvolvendo competências técnicas e habilidades nas áreas relacionadas a cada cargo. Durante os cursos, serão abordados temas como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão. As aulas ocorrerão em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), que será híbrido. A carga horária varia entre 140 e 580 horas, conforme o cargo.
Cargos Convocados
Os nove cargos convocados para esta terceira etapa são:
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
- Analista de Comércio Exterior (ACE)
- Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
- Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
- Analista de Infraestrutura (AIE)
- Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel)
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq)
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)
A logística, transporte, alimentação, saúde e estadia durante o curso são de responsabilidade dos candidatos. No entanto, eles terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo durante o período de formação, com os devidos descontos legais. Candidatos que já são servidores públicos federais poderão optar por manter os vencimentos do cargo atual, caso apresentem a documentação comprobatória necessária.
De acordo com o cronograma do CNU, a lista definitiva de convocados para matrícula nos cursos de formação será publicada em 28 de fevereiro, juntamente com a lista final de classificação para todos os cargos.