Mais de 5 mil caranguejos são resgatados em operação contra pesca ilegal na Paraíba
A ação ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, durante o período reprodutivo da espécie, conhecido como defeso

ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na apreensão e devolução à natureza de mais de 5 mil caranguejos-uçá (Ucides cordatus). A ação ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, na Paraíba, durante o período reprodutivo da espécie, conhecido como defeso.
Os crustáceos haviam sido capturados irregularmente em manguezais para serem comercializados em restaurantes, feiras e mercados. Durante a fiscalização, os agentes ambientais apreenderam três veículos que transportavam os animais e aplicaram autos de infração que somam mais de R$ 100 mil.
O período de defeso é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 22/2024, dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Durante esse período, também chamado de "andada reprodutiva", os machos e fêmeas saem das galerias subterrâneas dos manguezais para se acasalar e liberar ovos.
Os próximos períodos em que a pesca do caranguejo-uçá estará proibida ocorrem entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março e de 29 de março a 3 de abril. A norma vale para os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.