MPPB realiza inspeção em comunidade terapêutica e encontra irregularidades sanitárias em João Pessoa
Durante a ação, foram encontradas irregularidades sanitárias, e a Vigilância Sanitária Municipal deu um prazo de 72 horas para que o estabelecimento corrija as falhas

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, nesta quarta-feira (12), uma inspeção em uma Comunidade Terapêutica localizada no bairro do Gramame, em João Pessoa. Durante a ação, foram encontradas irregularidades sanitárias, e a Vigilância Sanitária Municipal deu um prazo de 72 horas para que o estabelecimento corrija as falhas.
Além disso, o local abrigava pessoas com deficiência e idosos, que não fazem parte do perfil do público atendido por comunidades terapêuticas. Essas pessoas foram encaminhadas para serviços adequados de assistência médica e social. Dois idosos foram direcionados a instituições de longa permanência e outros dois para suas famílias, com acompanhamento da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão.
Duas pessoas com transtornos psíquicos foram encaminhadas para os serviços de Saúde Mental de João Pessoa e Mamanguape. Uma pessoa com curativos, que estava na comunidade, foi presa devido a um mandado de prisão em aberto.
A inspeção contou com a participação de promotores de Justiça, representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, da Secretaria de Direitos Humanos, da Vigilância Sanitária Municipal, dos conselhos de Psicologia e Farmácia, além da Polícia Militar e do Samu. Relatórios sobre a ação serão enviados ao Ministério Público para novas providências.