Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Terça-feira,
22 de Abril
Meio ambiente

Despejo ilegal de esgoto do Presídio do Róger em área verde é alvo de ação do MPPB

O MPPB também solicita a interdição dos pontos de lançamento irregular de esgoto e exige que o Estado apresente, em 30 dias, um plano de regularização do tratamento de esgoto da penitenciária

Por Redação T5 Publicado em
Agua poluida
Despejo ilegal de esgoto do Presídio do Róger em área verde é alvo de ação do MPPB (Foto: Reprodução/ Freepik)
ouça este conteúdo

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou com uma ação civil pública contra o Estado da Paraíba, pedindo a imediata interrupção do despejo de esgoto da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Róger) em uma área de mangue. O MPPB também solicita a interdição dos pontos de lançamento irregular de esgoto e exige que o Estado apresente, em 30 dias, um plano de regularização do tratamento de esgoto da penitenciária.

A ação, que tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública de João Pessoa, também pede que o Estado recupere as áreas afetadas e pague uma indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos, com o valor destinado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Investigação e impactos

A ação é resultado de uma investigação que apura o lançamento de esgoto sem tratamento no mangue, o que causa danos ambientais e riscos à saúde pública. Inspeções realizadas pelo MPPB e por secretarias municipais confirmaram o despejo contínuo de efluentes sanitários no sistema de drenagem de águas pluviais, que acabam no Rio das Bombas. O promotor Edmilson Leite Filho destacou que a falta de ação do Estado compromete a saúde pública e o ecossistema local.



Relacionadas
noscript