Baile de Máscaras abre programação pré-carnavalesca do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Evento gratuito acontece no Centro Histórico de João Pessoa

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes inicia a programação pré-carnavalesca nesta sexta-feira (7), às 19h, com o Baile de Máscaras. O evento, gratuito, acontece na Rua da Areia, 155, Varadouro, no Centro Histórico de João Pessoa e contará com apresentações da cantora Helô Uehara, do Grupo Raízes e da Orquestra Multicultural de Frevo.
A iniciativa marca a retomada do baile, que não era realizado desde 2018, e abre a agenda anual do Ponto de Cultura Ateliê Multicultural, que entre fevereiro e maio promoverá oficinas, mostras e eventos culturais gratuitos. O evento contará com intérprete de Libras e acesso para cadeirantes.
O Baile de Máscaras também serve como prévia para o Cortejo de Oxalá, bloco integrante do Folia de Rua, que sairá no dia 23 de fevereiro, com concentração no Ateliê Multicultural. O cortejo celebra a cultura afro-brasileira, a diversidade e o combate à intolerância religiosa. Neste ano, a homenageada será a atriz e cantora Norma Góes, destaque no audiovisual paraibano.
Antes do Baile de Máscaras, o Ateliê Multicultural oferecerá, no dia 6 de fevereiro, duas oficinas criativas. A Oficina de Cenografia em Papel será ministrada por Elioenai Gomes, a partir das 10h, enquanto a Oficina de Confecção de Máscaras será realizada às 13h, com Antônio Vinagre e Leonora Araújo. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/42xgSVQ.
Há 19 anos, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes atua na promoção da diversidade cultural e inclusão social no Centro Histórico de João Pessoa. O espaço se consolidou como referência em arte e economia criativa, realizando eventos como o Baile Afro e o Cortejo de Oxalá, que valorizam a cultura afro-brasileira. Reconhecido nacionalmente, o Ateliê recebeu o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura e a Comenda Cultural Ariano Suassuna da Câmara Municipal de João Pessoa. Desde 2020, foi certificado como Ponto de Cultura, integrando a Política Nacional Cultura Viva.