Observação do céu com telescópios produzidos por reeducandos será realizada no Salão de Artesanato
Atividade gratuita começa às 17h30 na área externa do evento

ouça este conteúdo
|
readme
|
Visitantes do Salão do Artesanato da Paraíba neste sábado (1º) poderão observar o céu noturno de João Pessoa utilizando telescópios fabricados por reeducandos da Cadeia Pública de Esperança. A atividade, gratuita, começa às 17h30 na área externa do evento, que acontece no estacionamento do Hotel Tambaú.
Caso as condições climáticas sejam favoráveis, será possível visualizar a Lua Crescente, Vênus, Saturno, Júpiter e Marte. A observação será conduzida por uma equipe do projeto "Bingo: Esperança no Espaço", que auxiliará os participantes na identificação dos astros.
O projeto busca promover a ressocialização por meio da construção de telescópios e do estudo da astronomia, garantindo a remição de pena dos reeducandos. A iniciativa integra o Bingo, maior radiotelescópio da América Latina, e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
A produção de telescópios na Cadeia Pública de Esperança começou após a formalização do Termo de Protocolo 002/2024 entre Secties e Seap, que possibilitou a capacitação de reeducandos com professores do ensino superior e a aquisição de equipamentos para a fabricação qualificada dos instrumentos. O evento deste sábado permitirá que o público conheça os equipamentos e contemple o céu noturno através das lentes produzidas no projeto.