Prazo para pagamento de IPVA de placa final 1 termina nesta sexta-feira (31)
Além da opção com desconto, os contribuintes podem parcelar o tributo em três vezes, sendo a primeira parcela com vencimento também no dia 31 de janeiro

ouça este conteúdo
|
readme
|
Os proprietários de veículos com placa final 1 na Paraíba devem realizar o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) até esta sexta-feira (31) para garantir o desconto de 10% na modalidade de cota única à vista.
Além da opção com desconto, os contribuintes podem parcelar o tributo em três vezes, sendo a primeira parcela com vencimento também no dia 31 de janeiro. Outra alternativa é o pagamento do valor total, sem desconto, que pode ser feito até o dia 31 de março.
Como emitir o boleto
Para emitir o boleto do IPVA, o proprietário do veículo precisa informar os seguintes dados:
- CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica);
- Número da placa do veículo;
- Renavam.
IPVA pode ser pago via Pix
Desde outubro de 2023, o pagamento do IPVA pode ser realizado por meio do sistema Pix. Ao emitir a guia, basta selecionar a opção no canto superior direito do documento. Também é possível pagar o tributo através do DAR (Documento de Arrecadação) ou da Ficha de Compensação.
Os bancos oficiais para pagamento do IPVA são: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal. Caso o contribuinte opte pela Ficha de Compensação, o pagamento poderá ser feito em qualquer instituição bancária.
Quem tem direito à isenção?
Na Paraíba, estão isentos do IPVA em 2024:
- Veículos com mais de 15 anos de fabricação (até 2009);
- Motocicletas de até 170 cilindradas, conforme a Lei 12.489/2022;
- Carros elétricos.
A isenção ocorre automaticamente, sem a necessidade de solicitação.
Comprovação de isenção para placa final 1
Os contribuintes isentos com placa final 1 que solicitaram a isenção do IPVA em 2023 precisam comprovar o benefício até 31 de janeiro. Isso vale para categorias como pessoas com deficiência física, visual, mental ou autista, taxistas e veículos de transporte turístico cadastrados no Ministério do Turismo.
A comprovação pode ser feita por e-mail ou diretamente em uma repartição fiscal. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para: gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br.
Mesmo isentos do IPVA, os proprietários ainda devem pagar outras taxas, como o licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.