Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
26º
Sexta-feira,
28 de Fevereiro
Neste sábado!

Construção civil movimenta economia paraibana e será tema do Tambaú Debate deste sábado

Impacto do setor na economia e desafios para ampliar qualificação e empregabilidade são alguns dos assuntos

Por Redação T5 Publicado em
Tambau Debate
Programa vai ao ar neste sábado às 08h (Foto: Divulgação/TV Tambaú)
ouça este conteúdo

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Ozaes Mangueira, é o entrevistado deste sábado (1º) no programa Tambaú Debate, apresentado por Josival Pereira. Ele vai abordar o impacto do setor na economia da Paraíba e os desafios para ampliar a qualificação e a empregabilidade na área.

De acordo com Ozaes, a construção civil representa 37% do PIB industrial da Paraíba e responde por 40% da mão de obra formal do setor. Atualmente, 52 mil pessoas trabalham na área no estado, e João Pessoa foi a segunda cidade do Nordeste que mais empregou na construção civil em 2024, ficando atrás apenas de Fortaleza.

Para Ozaes, a construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento da Paraíba. Ele destaca que o setor não só gera empregos diretos e indiretos, como também atrai investimentos e fortalece o turismo. "O turista que vem passar um fim de semana na cidade pode se encantar e decidir comprar um imóvel, injetando recursos novos na economia", afirma.

Outro ponto abordado pelo presidente do Sinduscon-JP é a necessidade de atrair mais jovens para a construção civil. "Muitos acabam optando por empregos no comércio, com jornadas noturnas e salários menores, sem conhecer as oportunidades da construção. Aqui, há crescimento profissional, salários competitivos e qualidade de vida", explica.

Ozaes também destaca que o crescimento urbano de João Pessoa tem ocorrido de forma sustentável. Segundo um estudo da MapBiomas, o índice de vegetação urbana na cidade subiu de 7% em 2003 para 17% em 2023, mesmo com a expansão imobiliária. "Isso mostra que estamos construindo de forma responsável, equilibrando desenvolvimento e meio ambiente", ressalta.

O programa vai ao ar neste sábado, às 08h trazendo mais detalhes sobre o impacto da construção civil no estado e os desafios para os próximos anos.



Relacionadas
noscript