Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
26º
Terça-feira,
18 de Fevereiro
ressocialização

Reeducandos da Paraíba são selecionados no Sisu para cursos superiores

Até a última quarta-feira (29), foram registrados 26 aprovados, com destaque para 22 pessoas selecionadas para o curso de Letras EAD do IFPB

Por Carlos Rocha Publicado em
Privados de liberdade aprovados sisu
Reeducandos da Paraíba são selecionados no Sisu para cursos superiores (Foto: Secom-PB)
ouça este conteúdo

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) da Paraíba, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), divulgou os resultados parciais dos reeducandos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos de nível superior em instituições públicas de ensino. Até a última quarta-feira (29), foram registrados 26 aprovados, com destaque para 22 pessoas selecionadas para o curso de Letras EAD do IFPB.

A Seap informou que o número de selecionados pode aumentar à medida que novas chamadas sejam realizadas pelas Universidades Federal e Estadual da Paraíba (UFPB e UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e IFPB.

A cadeia pública de Serra Branca foi a unidade prisional com o maior número de aprovados, com três reeducandos selecionados na 1ª chamada. Um dos aprovados, I. A., foi aprovado para o curso de Letras EAD do IFPB.

O secretário João Alves destacou que a política de reintegração social, voltada especialmente para a educação, tem sido um dos focos da gestão. O plano de educação tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade e, de acordo com Alves, a iniciativa faz parte do Plano Estadual de Educação em Prisões 2025-2028, que visa aumentar o acesso à educação nas unidades prisionais.

João Rosas, gerente executivo de Ressocialização e coordenador do Enem-PPL, ressaltou que as aprovações são resultado dos investimentos em programas educacionais nas unidades prisionais, como o Se Liga no Enem PPL, que oferece revisão de conteúdos aos reeducandos.

As provas do Enem PPL para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa ocorreram nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024. O exame segue o mesmo modelo das provas realizadas por estudantes externos, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O Enem PPL é uma das ferramentas utilizadas para facilitar o acesso ao ensino superior para a população prisional.



Relacionadas
noscript