Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
10 de Abril
Projeto Tartarugas Urbanas

Projeto monitora ninhos de tartaruga na orla de João Pessoa e Cabedelo

Os filhotes de tartaruga marinha levam, em média, 53 dias para nascer, período em que os ovos ficam incubados na areia

Por Carlos Rocha Publicado em
Tartarugas marinhas guajiru
Os filhotes de tartaruga marinha levam, em média, 53 dias para nascer, período em que os ovos ficam incubados na areia (Foto: Associação Guajiru)
ouça este conteúdo

Os filhotes de tartaruga marinha levam, em média, 53 dias para nascer, período em que os ovos ficam incubados na areia. Para garantir que esses ninhos sejam protegidos até o nascimento, a Associação Guajiru, por meio do Projeto Tartarugas Urbanas, realiza um monitoramento diário das praias da Paraíba, principalmente entre João Pessoa e Cabedelo.

Os ninhos protegidos são facilmente identificados por pequenos espaços cercados por telas e placas, instalados em pontos estratégicos das praias. No entanto, ações de vandalismo têm colocado em risco a segurança dos ovos. Na última segunda-feira (24), um ninho protegido na praia de Manaíra, em João Pessoa, teve sua estrutura vandalizada, com a tela e a placa arrancadas. Os voluntários da associação reorganizaram o espaço ainda no mesmo dia.

Além do trabalho dos voluntários, a colaboração da população é essencial para proteger os filhotes de tartaruga marinha. Entre as medidas que podem ser adotadas estão evitar o descarte de lixo na areia e próximo aos ninhos, bem como preservar as telas e placas que identificam as áreas protegidas.

A população também pode denunciar ações de vandalismo nos ninhos à Associação Guajiru pelo número (83) 99608-5226. A preservação das tartarugas marinhas é fundamental para o equilíbrio ambiental e depende de esforços conjuntos entre voluntários e sociedade.



Relacionadas
noscript