Ministério da Integração reconhece situação de emergência em mais três cidades da Paraíba
Atualmente, a Paraíba conta com 112 reconhecimentos de emergência, sendo 111 relacionados à estiagem e um à erosão costeira marinha

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (28), a situação de emergência em mais três municípios paraibanos: Mãe D’Água, Santa Cecília e São Mamede, devido à estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com esse reconhecimento, as prefeituras dessas cidades podem agora solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Os recursos podem ser usados para compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, e kits de limpeza, entre outras necessidades.
Atualmente, a Paraíba conta com 112 reconhecimentos de emergência, sendo 111 relacionados à estiagem e um à erosão costeira marinha. O objetivo é garantir apoio imediato às cidades afetadas pela seca.
As prefeituras devem solicitar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise dos planos de trabalho, a Defesa Civil Nacional libera os valores necessários. Além disso, a Defesa Civil oferece cursos de capacitação para agentes municipais e estaduais.